XVI CIGeo - Lisboa 2018, XVI Colóquio Ibérico Geografia / XVI Coloquio Iberico Geografia

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UNIVERSIDADE E ANCORAGEM DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO
Ronara Cristina Bozi dos Reis, Mário Vale, Marta Macedo Kerr Pinheiro

Última alteração: 2018-10-23

Resumo


Esse trabalho objetiva relacionar o conceito de ancoragem e o papel da universidade para o desenvolvimento local. A ancoragem do conhecimento significa a descontextualização do componente móvel do conhecimento e sua recontextualização em outro cenário, o que depende de condições institucionais que viabilizem sua fixação e possibilitem a transformação da realidade local. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com pesquisadores e agentes da inovação em uma universidade brasileira com o intuito de analisar a relação estabelecida entre ancoragem do conhecimento e a universidade localizada em um contexto específico. Os resultados demonstram a necessidade de clareza e articulação nos papéis atribuídos a cada um dos atores envolvidos, sob pena de os resultados obtidos não corresponderem às expectativas e planejamento iniciais, produzindo resultados aquém da potencialidade de um sistema de inovação.

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