Última alteração: 2018-11-11
Resumo
A cidade como espaço de aprendizagem social é fruto da participação em um cenário de vida política e de exercício da cidadania. Ocorre que os espaços públicos no Brasil, cada vez mais, têm se configurado como deslugaridades (placelessness), dada a perda de identidade de seus habitantes. A participação efetiva na cidade, como mundo vivido, produz interações complexas entre grupos distintos, promovendo a construção da identidade com o lugar, na medida em que os sujeitos desenvolvem o sentimento de pertença e de valorização dos seus espaços de vida, percebidos pelo seu valor de uso e não pelo o de troca. Ancora-se numa educação humanista existencial que abra perspectivas de reencantamento das pessoas pela cidade, mediante múltiplas experiências, focalizando em suas subjetividades. A metodologia envolve a tríade ensino, pesquisa e extensão, com estratégias que se voltam para experimentações na/com a cidade, cujos percursos levam os estudantes, do ensino superior, a perceber as várias faces da cidade e a pensar sobre ela, ressignificando-a e fomentando o desejo de intervir em sua construção. Conclui-se que a experiência geográfica reflexiva coloca as pessoas como mediadoras entre distintos grupos, levando ao comprometimento, ancorado na identidade e na participação social.