XVI CIGeo - Lisboa 2018, XVI Colóquio Ibérico Geografia / XVI Coloquio Iberico Geografia

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ABP e geografia: uma leitura bernsteiniana
andre carmo, leonor saraiva

Última alteração: 2018-11-19

Resumo


Nos últimos anos, a aprendizagem baseada em problemas (ABP) tornou-se cada vez mais relevante para o ensino de geografia no ensino superior. Em Portugal, os dados disponíveis sobre as poucas experiências conhecidas sugerem que alcançaram resultados significativos (Cachinho, 2012). Este estudo é exploratório e procura contribuir para a reflexão neste âmbito, discutindo uma experiência concreta de ABP no contexto de uma unidade curricular - População e Território - incluída no currículo de um curso de ensino superior de ciclo curto no Instituto Politécnico de Setúbal. Para tal, mobilizaram-se alguns dos instrumentos analíticos que foram construídos com base na teoria do discurso pedagógico de Basil Bernstein, pelo Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula). O artigo apresenta os procedimentos analíticos utilizados para caracterizar a mensagem veiculada pelo programa e materiais curriculares, no que diz respeito ao modelo de ABP subjacente ao ensino, focando o discurso a ser transmitido / adquirido e as formas de recontextualização da mensagem que podem ocorrer na prática. A análise considera dois aspetos: i) o que os documentos legitimam enquanto discurso pedagógico no modelo ABP (capacidades cognitivas); ii) o modo como este discurso é transmitido no contexto de ensino / aprendizagem. Os resultados de outros estudos parecem: 1) sustentar que a ABP tem efeitos positivos no ensino / aprendizagem da geografia; e 2) convocar a necessidade de levar a cabo mais estudos neste âmbito.


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