XVI CIGeo - Lisboa 2018, XVI Colóquio Ibérico Geografia / XVI Coloquio Iberico Geografia

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ATLAS AMBIENTAL ESCOLAR DE PRESIDENTE PRUDENTE, SÃO PAULO, BRASIL
João Osvaldo Rodrigues Nunes

Última alteração: 2018-06-16

Resumo


A elaboração do ATLAS AMBIENTAL ESCOLAR DE PRESIDENTE PRUDENTE, SÃO PAULO, BRASIL, teve como principal motivação investigar as condições socioambientais existentes ao longo da história do município de Presidente Prudente, SP, Brasil. O processo histórico de produção do espaço geográfico transformou as paisagens do município gerando uma série de alterações socioambientais. Esses problemas são abordados no Atlas Ambiental Escolar, procurando mostrar uma análise integrada da realidade local, com uma linguagem de fácil compreensão, especialmente para os estudantes da educação básica (fundamental e média) com fins pedagógicos. A elaboração do Atlas Ambiental Escolar fundamentou-se nos princípios da análise ambiental integrada. Os estudos integrados de um determinado território pressupõem o entendimento da dinâmica de funcionamento do ambiente natural com e sem a intervenção das ações humanas (ROSS, 1995). São, portanto, estudos de uma porção da paisagem, cujo objetivo é conhecer as diferentes partes que a compõe e de suas respectivas relações. Desse modo, fez-se o levantamento e análise das características do Meio Físico/Biótico, da Formação Socioespacial, dos Dados e Indicadores Demográficos e Sociais e a Síntese Ambiental. Para elaboração das análises ambientais integradas, optou-se pelo procedimento metodológico-operacional Multitemático. A metodologia utilizada nesta pesquisa envolveu atividades em Gabinete e em Campo. O desenvolvimento do site foi dividido em servidor e cliente. Primeiramente teve-se o foco no desenvolvimento servidor (back-end), para armazenar e gerenciar todos os dados coletados de forma estruturada e padronizada, seguindo a arquitetura de navegação que utilizou o SQLite para implementar o banco de dados, juntamente com Django. Em seguida, o desenvolvimento cliente (front-end), diferente do primeiro, onde o foco é no gerenciamento de dados. Aqui o foco é na interface que irá interagir com o usuário leito, e a visualização de todos os dados coletados de uma forma intuitiva e organizada. A organização dos dados socioambientais do município em um Atlas Ambiental Escolar no formato digital, contribuirá para a análise integrada dos dados supracitados, bem como das condições ambientais atuais do município e para o desenvolvimento de práticas educativas voltadas para o estudo local. Assim, o atlas pode ser um importante mecanismo de sensibilização, chamando à corresponsabilidade para com o ambiente, bem como potencializando processos de Educação Ambiental (EA). Neste sentido, por meio do Atlas, busca-se encontrar caminhos que possam construir espaços de diálogo que irão contribuir para a compreensão menos superficial da realidade, e que possam colaborar para o educando se reconhecer na sua cidade e município, com isso, ser capaz de criar novas possibilidades de ser e agir no seu espaço vivido.

Palavras-chave: atlas ambiental; ensino; sociedade; ambiente; Presidente Prudente.


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