Última alteração: 2018-06-12
Resumo
Resumo: O estudo centra-se na temática das “Smart cities & Schools”, onde escolas e município aprendem colaborativamente. Através de estratégias de ciência cidadã geográfica (recolha participativa de dados georreferenciados a partir de sensores para fins científicos e educativos) pretende-se contribuir para a articulação dos projetos educativos municipais e de escola. Visa-se desenvolver uma comunidade educativa inteligente, suportada por uma rede de geomentores (professores, Encarregados de Educação, ex-alunos e atores locais da esfera económica e política), analisando e partilhando dados locais relevantes através de plataformas digitais de consciência coletiva (mapas online, infografias, comunicações de ciência, etc.). O programa APROXIMAR, visando garantir a proximidade entre decisores políticos e cidadãos, essencial para fomentar o poder educativo da cidade, exige Projetos Educativos Municipais e de Escola articulados e comunidades organizadas. As smart cities, estreitamente relacionadas com o uso de tecnologia inteligente para melhorar as dimensões funcionais da cidade, pressupõem facilitar o acesso à informação, a participação, a colaboração e a transparência com os cidadãos, promovendo comunidades inteligentes (territórios que reúnem tecnologias e pessoas na melhoria da inovação, aprendizagem, conhecimento e resolução de problemas) onde processos cívicos bottom-up são vitais. Estratégias de Ciência Cidadã Geográfica (e.g., deteção da qualidade do ar e níveis de ruído, associação de locais a níveis de bem-estar, etc.) promovem competências de cidadania espacial (uso ativo e reflexivo de tecnologias geoespaciais) permitindo a participação em processos de decisão e de resolução de problemas do mundo real, facilitados e ampliados pela democratização do acesso à internet, a ferramentas estatísticas, a geotecnologias e a plataformas digitais de consciência coletiva (e.g, openSenseMap®).
Analisa-se o processo de mobilização de uma comunidade educativa inteligente (estabelecimento da rede de geomentores - esri GeoMentor® e realização de workshops de capacitação e de cocriação cívica), através da técnica de análise de conteúdo, com base em dados recolhidos em entrevistas exploratórias, entrevistas do tipo focus group e questionários. É ainda apresentado um documento concertado Escola-Município identificando-se iniciativas articuladas. Os dados evidenciam a pertinência das estratégias propostas no domínio da educação cidadã, da implementação da flexibilidade curricular em contexto educativo e da aproximação da escola ao meio.
Palavras-chave: ciência cidadã geográfica; cocriação cívica; plataformas digitais de consciência coletiva; sensores; mapeamento colaborativo
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