XVI CIGeo - Lisboa 2018, XVI Colóquio Ibérico Geografia / XVI Coloquio Iberico Geografia

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A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, O PROFESSOR DA FORMAÇÃO: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DAS VIVÊNCIAS DOS EGRESSOS DAS LICENCIATURAS EM GEOGRAFIA SEDIADAS EM SÃO LUIS-MA
Elaine Cunha Vieira, Márcio José Celeri, Maria da Gloria Rocha Ferreira

Última alteração: 2018-06-06

Resumo


A literatura direciona a formação de professores em geral e especifica em Geografia no Brasil para três grandes máximas: a docência é uma atividade de grande relevância social; o ser professor é (se tornou) uma profissão desvalorizada e as discussões sobre a docência se potencializaram nas últimas três décadas. Neste contexto, referidos enunciados apontam para a necessidade de investigação das problemáticas relacionadas à formação do professor e sua atuação, o que leva este artigo a analisar a formação inicial nos cursos de Geografia Licenciatura da Universidade Federal do Maranhão e Universidade Estadual do Maranhão a partir de professores egressos formados, sediadas na cidade de São Luís no estado do Maranhão entre 2015 e 2017. Para isto, foi realizado um aprofundamento teórico acerca do tema visando apropriação de teorias já produzidas em autores como Perrenoud (2002), Libâneo (2004), Cavalcanti (2002), Callai (1998), Pontuschka (2007), Cacete (2004). A pesquisa empírica foi realizada junto às coordenações dos respectivos cursos para obtenção de contatos dos sujeitos envolvidos na pesquisa para posterior aplicação de questionários online através da plataforma Google Formulários. Mediante a participação dos professores egressos, foi possível perceber a dificuldade dos professores em lecionar certas áreas integrantes do conhecimento da Geografia (Cartografia, Climatologia, Agrária, Econômica) revelando um ponto frágil na transposição dos conteúdos; evidenciam a necessidade de espaços voltados para a prática; apresentam questões positivas sobre o estágio como aproximação com a realidade escolar; e sobre a pesquisa na formação e na atuação docente, apontam certa restrição em relação ao seu uso em sala de aula, mas positivam-na em sua formação. Deste modo, a formação inicial de professores de Geografia nas instituições investigadas tem cumprido com as propostas estabelecidas do ponto de vista legal, todavia, pondera-se que alguns dados obtidos devam ser aprofundados, tendo em vista que existem peculiaridades entre nas vivências dos egressos no que diz respeito à formação inicial.

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