XVI CIGeo - Lisboa 2018, XVI Colóquio Ibérico Geografia / XVI Coloquio Iberico Geografia

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A IMPORTÂNCIA DAS TIC NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA ESPACIAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA/BRASIL
emanuella cruz vieira

Última alteração: 2018-06-06

Resumo


Vivenciamos um momento fundamental de implementação e utilização de técnicas que efetivem o potencial das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), como ferramentas que integrem o processo de ensino e aprendizagem (Carlos, 2015).  A presente pesquisa tem o objetivo analisar o uso das TIC como recursos significativos no desenvolvimento de uma consciência espacial cidadã nas escolas de Ensino Médio da cidade de Fortaleza/Brasil, possibilitando a construção de experiências de ensino/aprendizagem mais motivadoras, aproximando a escola dos interesses dos alunos. As TIC correspondem a um conjunto de dispositivos que permitem registar, analisar e comunicar informação, ou de outra forma, todo o software e hardware que nos permite comunicar e viabilizar o processo de ensino e aprendizagem (Miranda, 2007). Nesta investigação, abordamos a utilização das TIC em sala de aula, os benefícios e problemas quanto à sua mobilização e aplicação, analisamos o crescimento de uma consciência cidadã e de uma cidadania espacial numa perspectiva de apropriação e intervenção sobre o espaço local, promovendo uma aprendizagem construtivista, onde os alunos interagem com o meio e se envolvem ativamente na construção do conhecimento individual e coletivo (Costa et al, 2012). Dessa forma, verificamos a aplicação de dois projetos de intervenção, o Nós Propomos: Cidadania e Inovação na Educação Geográfica, criado e desenvolvido pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), da Universidade de Lisboa e o Núcleo de Trabalho, Pesquisas e Práticas Sociais (NTPPS), desenvolvido pela Secretaria de Educação do estado do Ceará, ambos são trabalhados em escolas públicas no Ceará de maneira conjunta. A metodologia de investigação é de natureza quantitativa, baseada na utilização de inquéritos por questionário junto aos estudantes, com foco nas relações entre TIC, Educação Geográfica e cidadania espacial. Consideramos que as TIC possuem potencial de transformação da prática docente, no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e na cidadania espacial. Contudo, podemos verificar que, mesmo havendo disponibilidade por parte da maioria dos professores em utilizar as ferramentas tecnológicas ocorrem alguns problemas, sendo os mesmos relacionados à falta de infraestrutura, formação inicial e por parte dos alunos, estes são muito bons em pesquisa na internet e em redes sociais, porém há necessidade de desenvolver a capacidade de analisar criticamente a informação a que têm acesso. Dessa forma, consideramos fazer o uso das TIC na escola de maneira contínua um desafio, contudo, resultados preliminares revelaram que há um fator motivacional relacionado à utilização das TIC em sala de aula, principalmente no que se refere à personalização do processo de aprendizagem e à construção da própria identidade.


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