XVI CIGeo - Lisboa 2018, XVI Colóquio Ibérico Geografia / XVI Coloquio Iberico Geografia

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O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL EM SÃO LUÍS - MA
Yuri Barros Lobo da Silva

Última alteração: 2018-06-26

Resumo


A Geografia entre as disciplinas escolares apresenta uma importância fundamental no desenvolvimento das distintas espacialidades dos alunos, o conhecimento do espaço geográfico abre caminho para que o estudante se situe e se posicione de maneira mais consciente em um mundo cada vez mais complexo e em acelerada transformação. O ensino escolar de Geografia leva ao estudante a compreensão de uma realidade mais ampla e a possibilidade de interferir de forma mais consciente e propositiva em seu cotidiano. A sala de aula desponta muitos desafios pelos quais o professor, em seu contínuo desenvolvimento de competências, terá de lidar. Assim, compreender o modelo pedagógico da escola e o currículo escolar de Geografia facilita o processo de ensino-aprendizagem e possibilita a criação de ferramentas pelo qual o docente mediará a sua relação com os alunos. Este trabalho objetivou compreender e ressaltar as possibilidades do ensino de Geografia, considerando a metodologia, o currículo, os recursos físicos e humanos das escolas de tempo integral, para isso tivemos como recorte geográfico o Estado do Maranhão, nordeste do Brasil, que factualmente apresenta indicadores educacionais abaixo da média nacional e que nos últimos anos está passando por mudanças em seu sistema de ensino, tendo em uma de suas frentes a implementação do modelo de escolas de tempo integral, fenômeno observado igualmente em outros Estados do país. Através de uma revisão bibliográfica fundamentada em literatura especializada, consultas a artigos científicos, dissertações, teses da área da Educação e da Geografia, bem como das contribuições de autores como Cavalieri (2002), Guará (2005), Libâneo (2015) e Paro (2009), que desenvolveram rica pesquisa em torno do tema, observou-se que esta disciplina, considerando o contexto do modelo adotado pelo governo do Estado do Maranhão, pode ser aproveitada pelo professor em inúmeros espaços, visto a estrutura diferenciada dessas escolas em relação as demais da rede, a dedicação exclusiva de seus docentes, as disciplinas eletivas e interdisciplinares propostas tanto por eles quanto pelos discentes, os clubes de protagonismos, entre outros, oportunizando, quando bem aproveitado, um maior contato entre o professor de Geografia e seus alunos, facilitando o processo de ensino-aprendizagem e a compreensão do espaço geográfico.


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