Última alteração: 2018-06-07
Resumo
Resumo: A aprendizagem baseada em problemas (ABP) tem-se vindo a tornar cada vez mais relevante, enquanto prática pedagógica alternativa aos métodos tradicionais, no ensino da geografia ao nível do ensino superior. Em Portugal, os poucos trabalhos de investigação existentes sobre esta metodologia, nomeadamente sobre a sua implementação no âmbito do ensino superior, sugerem que os resultados alcançados têm sido positivos e nos devem convocar para uma reflexão aprofundada sobre o modo como os saberes, os conhecimentos e as competências geográficas podem ser adquiridas de uma forma mais duradoura e significativa (Cachinho, 2012). Não obstante, do nosso ponto de vista, está ainda por fazer uma análise rigorosa e objetiva da utilização da ABP no âmbito da geografia. Este estudo tenta contribuir para colmatar essa lacuna, investigando uma experiência concreta de ABP que teve lugar no contexto de uma unidade curricular – População e Território – incluída no currículo do curso técnico superior profissional de apoio à gestão de organizações sociais (CTeSP-AGOS) lecionado no Instituto Politécnico de Setúbal, mobilizando alguns dos instrumentos analíticos que foram concebidos pelo grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula), a partir do quadro teórico-conceptual de referência elaborado por Basil Bernstein (1990, 2000), mais concretamente o modelo do discurso pedagógico e o modelo de prática pedagógica (ex. Morais e Neves, 2011). Este trabalho exploratório, visa compreender melhor as condições específicas de ensino e aprendizagem da geografia ao nível do ensino superior, no contexto português. Neste estudo apresentam-se os procedimentos analíticos usados para caracterizar a mensagem veiculada pelo programa de População e Território, que fundamentalmente incide sobre conteúdos de geografia humana, e pelos materiais curriculares aplicados na unidade curricular. Os materiais foram construídos com base nos princípios teóricos e metodológicos em que se sustenta o modelo ABP subjacente ao contexto de ensino-aprendizagem referido. A análise centra-se nos discursos (competências cognitivas) a transmitir/adquirir (texto a ser apreendido). A análise realizada considera dois aspetos fundamentais: i) o que os documentos analisados legitimam enquanto discurso pedagógico no modelo ABP (competências cognitivas); ii) como este discurso é transmitido no contexto de ensino-aprendizagem, isto é, no quadro da relação docente-alunos, em termos das regras discursivas, da ritmagem e dos critérios de avaliação. Neste estudo discutem-se ainda os procedimentos utilizados na construção dos instrumentos de análise e apresentam-se os resultados preliminares obtidos.