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ANÁLISE DE CONDICIONANTES GEOMORFOLÓGICOS E PEDOLÓGICOS DE ERODIBILIDADE; O RAVINAMENTO EM VERTENTE NO CÓRREGO DO TATÚ, LONDRINA-PR, BRASIL
Última alteração: 2018-06-15
Resumo
A presente pesquisa detém como escopo a ponderação dos condicionantes de estabilidade do material pedogênico de uma vertente situada no município de Londrina, Paraná, Brasil. A problemática envolta as atuações da pesquisa busca compreender o comportamento os elementos de erodibilidade aplicados ao substrato cambissolito litólico em um recorte da bacia do ribeirão cafezal. Desenvolve-se então uma revisão teórico-metododológica acerca das dinâmicas erosivas em vertentes, fomentando as aplicações funcionais de sistemas e condicionantes geomorfológicos com o intuito de aferir parâmetros fundementais para o compreendimento dos fenômenos erosivos apontados na vertente designada como área de estudo. Em paralelo, busca-se a realização de uma descrição pedológica do substrato pautada nas escalas taxonômicas de categorização e dinâmica dirigida ao comportamento dos cambissolos litólicos. Ante aos procedimentos metodológicos aplicados para a avaliação dos condicionantes que deliberam os processos erosivos, realiza-se uma análise do meterial pedológico superficial em dez centímetros de profundidade coletado em topossequência com distanciamento de dez metros. Aliado a esta metodologia, aplica-se o procedimento analítico dos limites físicos de Atterberg acerca dos limites de plasticidade e liquidez dos solos, presentes nas normas técnicas brasileiras de ensaios de caracterização (ABNT-NBR 6459 e 7180). Tal fundemento metodológico permite uma compleição de factores funcionais que designam situações onde o solo atinge um limite passível de deslocamento na vertente, fomentando assim a incidência dos processos erosivos. Como deliberação conclusiva, a pesquisa aponta os parâmetros suceptivéis de erodibilidade na vertente analisade, bem como intitui possíveis práticas para o controle dos processos erosivos e planeamento ambiental tendo como objetivo a prevenção do assoreamento do leito hídrico e possíveis corridas de massa.
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