XVI CIGeo - Lisboa 2018, XVI Colóquio Ibérico Geografia / XVI Coloquio Iberico Geografia

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TURISMO E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: A EXPERIENCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO ROTEIROS GEO-TURISTICOS NO CENTRO HISTÓRICO DE BELÉM DO PARÁ
MARIA GORETTI da Costa TAVARES

Última alteração: 2018-05-29

Resumo


 

Como proposta de extensão universitária, os roteiros geo-turísticos têm origem nos trabalhos de um grupo de pesquisa abrigado na Universidade Federal do Pará. Um dos problemas identificados pelo grupo foi justamente a inexistência de ações voltadas para o turismo em Belém que valorizassem seu potencial histórico, cultural, patrimonial e, por conseguinte, sua memória sócioespacial.

Nesse sentido, por meio do projeto de extensão, há uma dupla expectativa de transformação social. A primeira diz respeito à própria formação dos alunos envolvidos no projeto, já que este viabiliza o ensino de conceitos e categorias do universo geográfico in loco, ampliando, dessa maneira, as reais condições de um profissional desenvolver trabalhos na área do ensino, da pesquisa e da própria extensão. Em segundo lugar, o que se torna mais importante neste trabalho, o projeto de extensão tem a intenção clara de romper com os atuais paradigmas do mercado do turismo e apresentar o patrimônio material e imaterial da cidade. O projeto pressupõe a importância de que “pessoas comuns”, ligadas a real reprodução do espaço urbano nos bairros selecionados, possam construir “bases alternativas”, justificando uma autonomia coletiva. Com o passar do tempo, espera-se que estas pessoas possam concentrar esforços para produzir roteiros com base na história da formação de seus bairros, contada a partir de suas próprias vivências e necessidades.

Iniciada em janeiro de 2011, a proposta dos roteiros geo-turísticos no centro histórico de Belém partiu da perspectiva de tecer relações entre as análises geográficas sobre o espaço, as práticas turísticas e o patrimônio material e imaterial da cidade. Deste modo, procura-se evidenciar o mosaico de agentes e de modos de vida que produzem o centro histórico da cidade.

Como em um roteiro turístico convencional, percorre-se uma parte do centro histórico da cidade de Belém através de pontos pré-estabelecidos, com os participantes do projeto atuando como monitores, dialogando com o público, no intuito de chamar atenção para as múltiplas faces do bairro – desde os pontos turísticos até as áreas mais degradadas. Acredita-se ser este o principal diferencial dos roteiros geo-turísticos em relação ao roteiro turístico convencional, tendo em vista que é apresentada aos participantes a complexidade do espaço, assim como a relevância do patrimônio material e imaterial da cidade.

O objetivo deste ensaio será apresentar os referenciais teóricos, os procedimentos metodológicos e resultados deste projeto ao longo de sete anos de sua existência, desde janeiro de 2011. Assim como, quais as ações daí resultantes no que se refere a questão do planejamento e da percepção da sociedade local sobre o centro histórico da cidade de Belém do Pará.


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