XVI CIGeo - Lisboa 2018, XVI Colóquio Ibérico Geografia / XVI Coloquio Iberico Geografia

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The Coastal Hazard Wheel mf aplicada ao arco litoral Caparica-Espichel no quadro das alterações climáticas
Andry Marcel Castro, Ana Ramos-Pereira

Última alteração: 2018-06-04

Resumo


Resumo:

O litoral é amplamente reconhecido como um território perigoso já que, para além dos processos normais da dinâmica litoral, ocorrem também fenómenos hidrodinâmicos que podem ser considerados perigosos. De entre eles destacam-se a erosão costeira, a intrusão de água salina e as inundações súbitas provocadas por temporais, tsunamis e storm surge. A desregulação de ecossistemas acaba por estar associada a estes perigos. A eles se associam os efeitos do atual período quente (período quente moderno), decorrente da normal variabilidade climática da Terra, para além da ação antrópica. Este período quente tem levado a um aumento do nível médio do mar desde segunda metade do século XIX/início do século XX. Para além disso, projeções mais recentes apontam para um aumento do nível do mar de 0,5 metros, podendo atingir valores próximos de 1 metro até 2100. Existem também vários estudos que admitem a intensificação dos temporais e alterações no clima de agitação marítima decorrentes desta alteração climática. Perante isto, os estudos de perigosidade costeira no contexto das alterações climáticas são pertinentes no âmbito do ordenamento do território. Assim sendo, o presente estudo pretende proceder à avaliação da perigosidade costeira no arco litoral Caparica-Espichel no contexto das alterações climáticas através da aplicação/adaptação da metodologia The Coastal Hazard Wheel 3.0 (Appelquist, 2013; Appelquist et al., 2015; Appelquist et al., 2016). Para isso, realizou-se uma adaptação da CHW 3.0 à escala da área de estudo, considerando as seguintes variáveis: sistemas litorais, exposição às ondas, amplitude de maré, balanço sedimentar e exposição a temporais. A combinação destas variáveis forma os vários ambientes costeiros. Foram espacializadas todas as variáveis e construída a CHWmf, incluindo no extremo do grafismo os valores dos perigos costeiros considerados para cada ambiente costeiro. Foram posteriormente cartografados. Este estudo demonstra a utilidade desta metodologia na gestão e ordenamento do território.

 

Palavras-chave: Perigosidade; Litoral; CHW 3.0; CHWmf; Ordenamento do território;

 

Bibliografia

Appelquist, L. (2013). Generic framework for meso-scale assessment of climate change hazards in coastal environments. Journal of Coastal Conservation, 17(1), 59–74. https://doi.org/10.1007/s11852-012-0218-z

Appelquist, L., Balstrøm, T., & Kirsten, H. (2016). The Coastal Hazard Wheel decision-support system: Main Manual. (UNEP, Ed.).

Appelquist, L., & Halsnæs, K. (2015). The Coastal Hazard Wheel system for coastal multi-hazard assessment & management in a changing climate. Journal of Coastal Conservation, 19(2), 157–179. https://doi.org/10.1007/s11852-015-0379-7


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