XVI CIGeo - Lisboa 2018, XVI Colóquio Ibérico Geografia / XVI Coloquio Iberico Geografia

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PROJETO NÓS PROPOMOS!: A AFIRMAÇÃO DE UMA ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA?
Sérgio Claudino, Xosé Souto

Última alteração: 2018-11-22

Resumo


Em 2011/12, surgiu no IGOT-Universidade de Lisboa, o Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica. Tendo sido criado para promover a implementação do Estudo de Caso, obrigatório na disciplina de Geografia, no 11º ano, o Projeto alargou-se a outros níveis letivos e está presente em escolas de todo o país e de outras modalidades de ensino. O Projeto Nós Propomos! alargou-se a outros países da Iberoamérica, como Espanha, Brasil, Colômbia, Perú, México e, ainda, a Moçambique, mobilizando mais cerca de 4000 participantes. Partindo de uma perspetiva construtivista da aprendizagem (Souto, 1998), os jovens são desafiados a identificarem problemas locais que lhes são relevantes, a realizarem trabalho de campo, em que auscultam a população e atores locais relevantes sobre os mesmos problemas, e a apresentarem propostas concretas de intervenção/resolução destes problemas (Claudino, 2017). Há todo um esforço de envolver instituições locais no projeto, em especial as autarquias, que se pretendem atentas às propostas dos mais jovens. O Projeto Nós Propomos! pretende responder, assim, a uma tentativa de renovação de uma educação geográfica atenta à resolução dos problemas socioambientais, no quadro da construção de uma sociedade democrática baseada na democracia participativa. A difusão do Projeto Nós Propomos! demonstra ser possível construir uma educação geográfica e cidadã a partir da escala local, em alternativa à educação geográfica tradicional.

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