XVI CIGeo - Lisboa 2018, XVI Colóquio Ibérico Geografia / XVI Coloquio Iberico Geografia

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A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, O PROFESSOR DA FORMAÇÃO: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DAS VIVÊNCIAS DOS EGRESSOS DAS LICENCIATURAS EM GEOGRAFIA SEDIADAS EM SÃO LUIS-MA
Elaine Cunha Vieira, Marcio José Celeri, Maria da Gloria Rocha Ferreira

Última alteração: 2018-12-12

Resumo


Discutir sobre a formação de professores (de Geografia) no Brasil instantaneamente aponta para a relevância social; desvalorização e debates nas últimas três décadas sobre a profissão. Referidos temas retomam a necessidade de investigações das problemáticas relacionadas à formação do professor e sua atuação, o que leva este artigo a analisar a formação inicial nos cursos de Geografia Licenciatura em universidade estadual e federal a partir de professores egressos, sediadas na cidade de São Luís no estado do Maranhão entre 2015 e 2017. Destarte, foi realizada revisão de literatura em autores como Cavalcanti (2002), Pontuschka et al (2007), Cacete (2015), Demo (1992), Pimenta (2005); e pesquisa empírica nos cursos de formação para obtenção de contatos dos sujeitos envolvidos na pesquisa para posterior aplicação de questionários. O estudo revelou 1) questões sobre transposição didática de áreas integrantes do conhecimento da Geografia; 2) aspectos sobre a pesquisa na formação e na atuação docente apontam certa restrição em relação ao seu uso em sala de aula, mas positivam-na em sua formação e, 3) vivências de estagio dicotomicas e separação da teoria e prática neste.


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