Última alteração: 2018-09-22
Resumo
As rodovias brasileiras escoam cerca de dois terços de todo o volume das produções agrícola e industrial do país através de uma frota estimada de 3,2 milhões de veículos. Neste cenário, a quantidade de viaturas de cargas envolvidos em acidentes superou em 41 vezes a importância inicial registrada em 1952. No estado de Alagoas, esses eventos começaram a ser monitorados a partir de 2007 e, até 2011, somente 0,64%estavam relacionados ao transporte de produtos químicos perigosos. Entretanto, ao considerar o caráter iminentemente poluidor dessas ocorrências, assumiu-se a necessidade de identificar, mediante mapeamento, a localização e a extensão das áreasfrágeis aos acidentes desta tipologia na faixa de abrangência da rodovia BR-101 em território alagoano. Para tanto, foi empregada a técnica de geoprocessamento baseada na estrutura lógica da média ponderada, usando o software QGISna integração dos parâmetros morfométricos de declividade, densidade da hidrografia, permeabilidade dos solos e orientação de vertentes e o registro das ocorrências de sinistros. Tal abordagem possibilitou o entendimento das suas relações na determinação dos graus de fragilidade. A partir das análises, observou-se que os níveis mais altos de fragilidade estão relacionados aos solos mais porosos. Já para os níveis mais baixos, constatou-se a atuação dos solos menos permeáveis e estes, encontram-se mais influenciados pela predominância dos relevos com declividades que variam de plano a ondulado. No entanto, todas as classes de fragilidade são majoritariamente induzidaspor densidades de drenagem medianamente baixa e alta. De maneira geral, os resultados mostram que 72% da área analisada corresponde ao nível Média Fragilidade Potencial; 14% a Baixa Fragilidade Potencial e 13% ao grau de Alta Fragilidade Potencial. Assim, concluiu-se que os principais parâmetros responsáveis na determinação desses níveis estão associados, nesta ordem, à declividade, à densidade da hidrografia e à permeabilidade dos solos.