Última alteração: 2018-11-11
Resumo
Embora, no nosso país, a preocupação com a “Educação para os riscos”, em ambiente escolar, ainda se encontre numa fase “embrionária”, com o presente estudo procurámos avaliar: (i) a percepção que os alunos do 9º ano letivo têm sobre conceitos fundamentais associados à ciência do risco, tais como: risco, catástrofe, suscetibilidade e vulnerabilidade; (ii) a dimensão espacial que os alunos têm dos riscos naturais e mistos, em particular nos concelhos do Porto e Vizela; (iii) se os discentes são capazes de identificar o risco que consideram ter maior probabilidade de se manifestar na respetiva área de residência. Procedeu-se à aplicação de um inquérito, por questionário, e os resultados mostram que os discentes classificaram o risco de incêndio florestal e poluição da água como os de maior probabilidade de ocorrência no concelho de Vizela. Paro o concelho do Porto os riscos percepcionados como mais elevados foram os riscos hidro-meteorológicos, as ondas de calor, vagas de frio e erosão costeira.