XVI CIGeo - Lisboa 2018, XVI Colóquio Ibérico Geografia / XVI Coloquio Iberico Geografia

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CONTRASTES ENTRE ALUNOS DA ESCOLA SECUNDÁRIA SERTA (PORTUGAL) E AS IES JAUME I (ESPANHA) AO REALIZAR O PROGRAMA NOS PROPOMOS
Benito Campo País, Ilda Bicacro Martinho, Miguel Martínez Martín

Última alteração: 2018-10-24

Resumo


No campo do ensino da geografia escolar, o programa "Nos Propomos”, que visa identificar e melhorar os problemas urbanos e participação cidadã atingiu a maturidade como um programa de inovação educacional é apoiado por seus anos de existência, extensão territorial, expansão internacional e número de estudantes participantes. Localizado no caminho teórico que valoriza projectos curriculares e programas de inovação como formas de melhorar a aprendizagem em geografia escolar, entendemos que, para a pesquisa em ensino de geografia, é um direito de conhecer e analisar o tempo que os alunos pensam. Ao utilizar este programa, conheça suas representações e opiniões sociais sobre os problemas urbanos e seu modo de aprender. Para fazer isso, nós observar e analisar um estudo de caso com alunos do ensino médio fazendo o programa em diferentes sistemas e contextos escolares, uma escola que tem uma tradição neste programa, o ensino médio Serta (Portugal) é contrastado com outro que já começou recentemente, IES Jaume I (Ontinyent, Espanha). Além de suas próprias situações escolares, é de observar o fato de pertencer ao município e os problemas que estudar e elucidar o grau de aplicação desta metodologia e reflexões dos alunos para desenvolver esta experiência de aprendizagem. Face ao exposto, a análise do questionário com estudos de caso, a opinião e participação nos oferece alguns resultados, onde os alunos expressem claramente suas reservas e possibilidades de melhorar o programa e um cenário que lança luz sobre as dificuldades e vantagens deste programa de inovação aparece.


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