Última alteração: 2018-06-26
Resumo
A Geografia Escolar é fundamental para promover uma formação que habilite os alunos para uma reflexão crítica da sociedade. Nesse contexto, as disciplinas e os conteúdos aparecem como elementos importantes e devem somar para formação cidadã e profissional deles. O currículo de Geografia pode contribuir muito com a formação cidadã, possibilitando muitas reflexões sobre o global e o local. Na construção do currículo, os conteúdos de ensino são indispensáveis e devem ter em vista a assimilação ativa e aplicação pelos alunos na sua prática de vida (Libâneo, 1994). Fica claro que esses conteúdos precisam ter aplicação na vida dos alunos, na realidade do espaço socialmente vivido. E cabe ao professor selecioná-los. Essa tarefa é árdua e difícil, pois os conteúdos da Geografia, que tem como meta estudar o mundo, são vastos (CALLAI, 2007). Observa-se um distanciamento entre os conteúdos estudados no currículo de Geografia e a realidade local dos alunos. De maneira simplória, pode-se destacar alguns fatores que contribuem com o distanciamento da realidade ensinada para a realidade vivida (local). Dentre eles, destacam-se dois: a estruturação dos conteúdos abordados a partir do livro didático que não discute o conhecimento da realidade local por serem elaborados em outras regiões brasileiras com realidades totalmente distintas; e a ausência ou domínio do conhecimento local pelos professores de Geografia, os quais poderiam conduzir melhor esse processo de ensino global/local. O objetivo desta pesquisa é destacar a importância de um currículo de geografia que dialogue com a realidade local e promova uma aprendizagem mais significativa e cidadã. Para tanto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica fundamentada em literatura especializada, através de consultas a artigos, dissertações e teses da área de Educação e Geografia. A Geografia Escolar é importante, pois é a partir dela que os alunos, principais sujeitos da educação poderão, ao entender seus conteúdos, aplicar em suas realidades e promover transformações, significações concretas do que aprendem, portanto, é necessário fortalecer o ensino da Geografia Escolar, que consiste na construção do conhecimento desta disciplina na escola (MORAIS, 2011). A pesquisadora Cavalcanti (2005, p.120) afirma que a Geografia Escolar não se ensina, ela se constrói, ela se realiza e o professor tem participação direta nesse processo de ensino aprendizagem, pois é por meio dele que a Geografia se efetiva na sala de aula. Nesse sentido, o currículo é um propulsor de mudança, uma vez que ele conduz que tipo de homem/cidadão será formado. Logo, é imprescindível um currículo de geografia baseado na vivência dos alunos que favoreça as interligações do local com o global e desperte o interesse dos alunos pela disciplina. Um ensino de Geografia que contemple a realidade local e a vivência dos alunos, enfatizando como o conhecimento geográfico, pode auxiliar na transformação da realidade (social) e na formação profissional.