XVI CIGeo - Lisboa 2018, XVI Colóquio Ibérico Geografia / XVI Coloquio Iberico Geografia

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BASES DE DADOS ESPACIAIS E MARKETING TERRITORIAL NO SUPORTE A UM PORTAL DO INVESTIDOR
Francisco Vinagre, Sónia Barreira, Jorge Rocha

Última alteração: 2018-06-13

Resumo


Os Sistemas de Informação Geográfica são vistos, muitas vezes, pelas empresas como uma ferramenta tecnológica que permite entender a geografia dos territórios e para formular decisões pertinentes em quase todas as áreas presentes num negócio. Como grande parte dos negócios têm um atributo geográfico bastante presente, as empresas começaram a recorrer aos SIG por forma a encontrar padrões nos seus negócios e nos seus consumidores, criando com isso as suas estratégias e obtendo informação para suporte à tomada de decisão. A introdução da Geografia no Marketing é ainda um tema recente, no entanto, é cada vez mais reconhecida a sua utilidade por parte das empresas e com o desenvolvimento das técnicas de Geomarketing, passa a ter maior relevância no meio empresarial. O facto de incorporar a análise territorial no Marketing e de ter em consideração a geografia de mercado revela uma enorme importância visto que a localização é um fator essencial no que diz respeito aos preços oferecidos quer para o investidor quer para o consumidor. Apesar de recente, tem sido considerado o instrumento mais forte do marketing da atualidade, e já são várias as empresas que o utilizam para definir a sua estratégia de atuação num mercado cada vez mais concorrencial/global. O Geomarketing baseia-se numa abordagem ao Marketing em conjunto com os sistemas de informação geográfica, permitindo assim analisar e cruzar as variáveis mais pertinentes através da visualização desses dados sob a forma cartográfica. Este facto leva a que as empresas conheçam, de forma mais abrangente, o mercado onde se inserem através da delimitação geográfica das áreas de intervenção, bem como localizar as áreas de maior potencial de consumo de um determinado bem ou serviço e encontrar localizações ótimas. Devido à sua aplicabilidade no Marketing, os SIG são considerados como um “gerador de sistemas de suporte à decisão” que enriquece as tomadas de decisão do Marketing através de dois mecanismos: Primeiro, fornecendo uma maneira de analisar os dados de marketing, que são dados relevantes para os mercados das empresas, internos ou externos num formato que seja percetível de forma clara para a tomada de decisões de marketing; e por outro lado oferece a capacidade de integrar os dados internos e externos para melhorar de forma considerável a eficácia das decisões de marketing. Dentro do Marketing, os Sistemas de Informação de Marketing (SIM) são os responsáveis por todo o armazenamento de dados que dizem respeito ao mercado de uma empresa e surgem como um meio para monitorizar os resultados da empresa. Os vazios urbanos são uma problemática bastante presente nos dias de hoje, e por isso torna-se necessário planear a cidade para que o seu crescimento não ocorra em direção às suas periferias mas sim a completar os espaços vazios que nela existem, sempre considerando um crescimento sustentável. A ideia de crescimento sem limites faz as cidades explodirem, expandindo-as descontroladamente, criando as piores periferias que precisam de implodir em vez de explodir, para dar de novo uma alma àqueles fragmentos urbanos esquecidos. O concelho de Sintra não é exceção, esta problemática está bem patente, verifica-se que as áreas expectantes e livres ocupam 16,4% (1388 ha) do solo urbano, consequência de um planeamento baseado numa política expansionista que se encontrava alinhada com as perspetivas de crescimento populacional, crescimento este que não se veio a confirmar. O resultado desta política expansionista, não sendo acompanhada de uma monotorização constante, levou à existência de vazios no seio do solo urbano, originando mesmo uma dispersão da edificação, inclusive fora dos perímetros urbanos. Neste caso de estudo em específico o Marketing Territorial, com o auxílio do Geomarketing, será utilizado com o intuito de promover a transparência do município para a população, expor a informação que seja útil a residentes e investidores, e acima de tudo tornar o Município de Sintra atrativo ao investimento e ajudar os intervenientes nas suas tomadas de decisão.

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