XVI CIGeo - Lisboa 2018, XVI Colóquio Ibérico Geografia / XVI Coloquio Iberico Geografia

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MODELO GEOGRÁFICO DE SUPORTE À LOCALIZAÇÃO DE ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS DE PROXIMIDADE
Ana Rita Almeida, Miguel Marques, Jorge Rocha

Última alteração: 2018-06-13

Resumo


A introdução da informação geográfica e aspetos espaciais nas empresas, ofereceram elementos indispensáveis à definição de estratégias. Com a junção da Geografia ao Marketing (Geomarketing), as empresas têm conseguido potenciar os seus recursos, uma vez que apostando no estudo da localização dos seus serviços as empresas poderão assegurar o seu sucesso, visto que uma boa localização pode permitir uma redução custos e uma melhoria na acessibilidade, assim como obter uma vantagem sobre a sua concorrência. O sector do comércio de retalho é conhecido por ter elevados valores de densidade por todo o território, não tendo uma orientação “definida” (Dias, 2013), uma vez que é um sector fortemente implantado no território. Com o aparecimento de novos formatos de comércio de retalho, avanços/melhorias do comércio existente, e, consequentemente, o aumento da concorrência entre eles, torna-se imperativo que as empresas comecem a prever a penetração de mercado por parte dos concorrentes e se antecipem através da fixação de várias lojas em diferentes localizações, sendo necessário encontrar as localizações ótimas e determinar a alocação da procura. Com este projeto pretende-se observar a distribuição dos estabelecimentos comerciais em Portugal, com especial incidência sob uma das maiores cadeias de distribuição alimentar em Portugal; com a utilização de técnicas de cartografia dasimétrica pretende-se obter uma maior precisão na distribuição da população, de modo a definir mais corretamente a procura pelos estabelecimentos comerciais; assim como comparar as diferenças que os modelos preditivos provocam na modelação do território e como estes vão influenciar na escolha das novas localizações para estabelecimentos comerciais de proximidade (de modo a potenciar os seus serviços). Os objetivos a alcançar prendem-se com o desenvolvimento de uma proposta de localização para novos estabelecimentos comerciais de proximidade, sustentada na cartografia dasimétrica para o cálculo preciso da distribuição da população, no cálculo de áreas com potencial de aptidão e na aplicação de modelos de redes. Para alcançar os objetivos desta comunicação pretende-se: i)Utilizar a cartografia dasimétrica para melhor representação (qualidade e precisão) de dados populacionais (censos); ii) Analisar a distribuição dos estabelecimentos comerciais; iii) Identificar os fatores explicativos da localização dos estabelecimentos comerciais; iv) Estudar os diferentes tipos de modelos espaciais (estatísticos) e técnicas baseadas em Geomarketing; e v) Identificar as localizações ótimas para a abertura de novos estabelecimentos comerciais de proximidade.

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