Última alteração: 2018-05-30
Resumo
As áreas protegidas tendem a ser cada vez mais visitadas. A ausência de uma correta gestão da visitação pode resultar em episódios de sobrecarga humana, comprometendo os objetivos de conservação e a qualidade da experiência de visitação (Flemming e Cook, 2008). A gestão da capacidade de carga é essencial para garantir que as características originais das áreas protegidas não sejam alteradas ou ameaçadas (Pires, 2005). Para proceder a esta gestão é necessário monitorizar os visitantes, nomeadamente por métodos diretos, envolvendo contagens e realização de inquéritos (Muhar et al., 2002). Adicionalmente, é necessário criar novas soluções, englobando estratégias de educação e sensibilização ambiental, envolvendo os stakeholders influenciados pelas medidas de gestão (Zorrila-Pujana e Rossi, 2016). O Projeto LIFE Berlengas (LIFE13 NAT/PT/000458 – www.berlengas.eu/) visa recuperar alguns dos valores naturais da Reserva Natural das Berlengas (RNB), incluindo diversas ações direcionadas para o estudo e monitorização de visitantes. Este artigo apresenta parte dos resultados da monitorização realizada na ilha da Berlenga em 2015 e 2016, que incluiu a realização de inquéritos e contagem de visitantes por observadores em ponto fixo. Com base em questões-chave do inquérito foi desenvolvido o ‘Barómetro’ de Visitação, uma ferramenta que ilustra a escala de qualidade associada à pressão resultante da atividade recreativa, e constitui um suporte de informação visual, apelativo, e de sensibilização dos visitantes. Adicionalmente, efetuou-se uma análise de associação com outras questões do inquérito, identificando-se aquelas que mais influenciam as respostas dadas. Os resultados evidenciam um aumento do número de visitantes entre 2015 e 2016, e em relação a anos anteriores. A capacidade de carga humana diária para a RNB definida como 350 indivíduos (Portaria nº270/90, de 10 de Abril), foi ultrapassada frequentemente, com desembarques superiores a 1000 pessoas nalguns dias. O ‘Barómetro’ de Visitação desenvolvido fornece informação acerca do modo como os visitantes consideram o número de pessoas na ilha e como classificam a experiência e alguns aspetos da RNB. O ‘Barómetro’ mostra, nomeadamente, que os visitantes consideraram excessivo o número de pessoas na ilha em 2016, ao contrário de 2015, havendo no entanto uma maior satisfação na experiência recreativa. Dadas as características da ilha, o aumento de visitantes poderá ter consequências ao nível da segurança e qualidade da experiência recreativa. A ferramenta desenvolvida permite apoiar a tomada de decisão, definição de medidas de gestão, e sensibilização dos visitantes, constituindo um instrumento que poderá ser também aplicado noutras áreas protegidas.