XVI CIGeo - Lisboa 2018, XVI Colóquio Ibérico Geografia / XVI Coloquio Iberico Geografia

Tamanho Fonte: 
A plataforma Youtube na estruturação das percepções criadas sobre Portugal para potenciais imigrantes brasileiros
Flávio Nunes

Última alteração: 2018-09-07

Resumo


Na era da sociedade da informação as redes sociais e as plataformas telemáticas revelam uma importância crescente em diversas etapas que precedem a decisão de emigrar e a escolha do destino eleito (país, região, cidade), causando transformações significativas nesse processo decisório (Martins & Silva, 2018). O conhecimento das experiências de quem já enfrentou as dificuldades de adaptação e integração num determinado destino tendem a ser fortemente valorizadas por quem pondera enfrentar o mesmo desafio, procurando beneficiar das aprendizagens decorrentes das vivências de quem já o enfrentou num passado mais ou menos recente. Se esta partilha de experiências esteve até muito recentemente restrita às interacções presenciais no contexto das redes relacionais de cada indivíduo, como redes familiares, de amizade ou profissionais (Truzzi, 2008), actualmente a facilidade de criação, partilha e divulgação de conteúdos digitais vem permitir que estes esclarecimentos prévios sejam obtidos a partir do acesso a informação transmitida por desconhecidos, mas cujas experiências pessoais são igualmente valorizadas.

Este estudo procura assim reflectir acerca do papel que a plataforma de divulgação de vídeos Youtube tem vindo a desempenhar no modo como potenciais migrantes vão estruturando a sua imagem mental acerca de um país para o qual ponderam emigrar, esclarecendo dúvidas e apreensões a partir dos relatos de quem é proveniente da mesma origem geográfica e que já se encontra instalado nesse destino. Metodologicamente esta investigação está baseada numa análise de conteúdos a partir da visualização de uma amostra de 128 vídeos disponibilizados da autoria de emigrantes brasileiros a residir em Portugal, com os quais procuram divulgar o seu testemunho de adaptação à realidade portuguesa a quem ainda residindo no Brasil pondera igualmente emigrar para Portugal.

A informação sistematizada a partir da análise efectuada aos conteúdos destes vídeos permitiu destacar categorias recorrentes entre estes discursos produzidos: o balanço entre os aspectos positivos e negativos da emigração brasileira para Portugal; o confronto entre as expectativas existentes e a realidade encontrada; a maior ou menor facilidade de aceitação na sociedade portuguesa; os desafios inerentes à integração no mercado laboral; bem como as implicações inerentes à escolha do local em que se opta por residir em Portugal. Os resultados da análise apontam para pontos de consenso entre os testemunhos analisados que, por esse facto, assumem uma importância não negligenciável nas percepções que sobre Portugal se vão estruturando por parte de potenciais imigrantes brasileiros. Estas merecem reflexão por parte de quem estuda as migrações e define orientações de política sobre os processos migratórios, especialmente num país cujos responsáveis governamentais têm assumido a importância da imigração como forma de atenuar os efeitos do preocupante envelhecimento demográfico da sociedade portuguesa.

 

Truzzi, O. (2008). Redes em processos migratórios. Tempo Social, vol. 20, n.1, pp. 199-218

Martins, L. & Silva, J. (2018). As Representações Sociais de portugueses sobre os imigrantes brasileiros no Youtube. Terra Plural, vol.5, n.1, pp. 51-64.


É obrigatório um registo no sistema para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um registo.