Última alteração: 2018-06-12
Resumo
Em 2011/12, surgiu no IGOT-Universidade de Lisboa, e com o apoio direto do Centro de Estudos Geográficos, o Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica, que agora concluiu o seu sétimo ano de funcionamento.
Tendo surgido para promover a implementação do Estudo de Caso, obrigatório na disciplina de Geografia, no 11º ano, o Projeto Nós Propomos! tem-se alargado a outros níveis letivos e está presente em escolas de todo o país e de várias modalidades de ensino - em 2017/18, mobilizou 46 escolas e perto de 2000 alunos. Mas o Projeto tem-se difundido a outros países da iberoamérica, como Espanha, Brasil, Colômbia, Perú e, ainda, a Moçambique, mobilizando mais cerca de 4000 participantes. O Projeto conta o apoio do GEOFORO-Foro Iberoamericano de Educação, Geografia e Sociedade, a principal rede iberoamericana de educação geográfica, fortemente aposta num compromisso social a partir da escola.
Partindo de uma perspetiva construtivista da aprendizagem, os jovens são desafiados a identificarem problemas locais que lhes são relevantes, a realizarem trabalho de campo, em que auscultam a população e atores locais relevantes sobre os mesmos problemas e a apresentarem propostas concretas de intervenção/resolução destes problemas. Há todo um esforço de envolver instituições locais no projeto, em especial as autarquias, que se pretendem atentas às propostas dos mais jovens. O Projeto Nós Propomos! responde, assim, tanto a uma tentativa de renovação de uma educação geográfica atenta à resolução dos problemas socioambientais, como à mobilização da participação dos mais jovens, no quadro da construção de uma sociedade democrática baseada na democracia participativa. O Projeto confronta-se, no seu quotidiano, com as resistências inerentes às rotinas escolares, que tem conseguido superar.
O Projeto Nós Propomos!, com uma participação alargada em Portugal e em difusão por outros países, demonstra ser possível construir uma educação geográfica e cidadã a partir da escala local, como o comprovam os numerosos projetos já desenvolvidos por milhares de jovens, alguns deles entretanto implementados. Construiu-se, entretanto, uma rede internacional de partilha de inovação e de experiências mobilizadoras no ensino de Geografia. Fica a interrogação sobre se se conseguirá afirmar, através do Projeto Nós Propomos!, uma via alternativa à educação geográfica tradicional.