XVI CIGeo - Lisboa 2018, XVI Colóquio Ibérico Geografia / XVI Coloquio Iberico Geografia

Tamanho Fonte: 
DESENVOLVIMENTO DE UM GEOPORTAL PARA A ANÁLISE DA SAÚDE DA POPULAÇÃO NA EUROPA: FUNCIONALIDADES, UTILIZAÇÃO E PERCEPÇÃO
Joaquim Patriarca, Cláudia Costa, Angela Freitas, João Veiga, Paula Santana

Última alteração: 2018-06-01

Resumo


O projeto EURO-HEALTHY: Shaping European Policies to Promote Health Equity, financiado pela UE (H2020) e coordenado pela Universidade de Coimbra e CEGOT, teve como objetivo gerar evidência em políticas públicas com maior potencial para promover a equidade em saúde na Europa. Neste âmbito, foram desenvolvidas ferramentas de análise e apoio à decisão, com destaque para um índice multidimensional de saúde da população, aplicado à escala regional e urbana. Este índice permite avaliar a saúde em duas componentes – Determinantes da Saúde e Resultados em Saúde –, em 10 áreas de preocupação – económica e social, educação, alterações demográficas, estilos de vida, ambiente físico, etc. –, em 17 dimensões e 39 indicadores. A disseminação dos resultados da aplicação deste instrumento às regiões europeias (NUTS 2 da UE28) e a 10 áreas metropolitanas levou ao desenvolvimento de um Geoportal, com características de WebMap e com funcionalidades de visualização, seleção, análise e comparação (recorrendo a ferramentas como o Django, AngularJS e PostgreSQL).

No desenvolvimento e construção de Geoportais, reconhecesse-se que a transmissão de uma determinada mensagem depende do modo como a informação geográfica/cartográfica e alfanumérica está organizada e disposta pelas várias páginas da plataforma. Assim, para além da apresentação das sua arquitetura e funcionalidades, este trabalho tem também como objectivo demonstrar e perceber se este Geoportal possui uma estrutura que permite um entendimento correto e rápido das informações nele apresentadas e um uso intuitivo das suas ferramentas de interpretação e análise da informação. A avaliação das funcionalidades da plataforma foi feita através da aplicação de um inquérito dirigido a grupos com diferentes perfis (áreas de conhecimento, setores da sociedade), e.g. investigadores, stakeholders, políticos, cidadãos.

Esta plataforma, disponível através do website https://healthyregionseurope.uc.pt (acedido em 6/5/2018), permite ao utilizador interagir, de forma intuitiva, com diferentes tipos de informação (Índices e Indicadores), a diferentes escalas (Europeia e municipal) e de vários modos. Em adição às componentes de visualização e análise do índice em mapas e gráficos (de acesso geral), a plataforma fornece funcionalidades de simulação (de acesso restrito), onde o utilizador pode efetuar alterações de desempenho ao nível dos indicadores e verificar o seu efeito nos índices de saúde da população. Estes aspetos relacionados com a utilização do WebMap por diferentes públicos-alvo e para diferentes fins adicionou diversidade e complexidade à análise e avaliação da plataforma.

A implementação do inquérito permitiu identificar diferentes pontos de vista em relação às funcionalidades e utilização da plataforma e verificar diferenças de opinião entre distintos perfis de utilizadores, o que possibilita um entendimento sobre a facilidade de entendimento que os utilizadores apresentam em relação às informações disponíveis no Geoportal, elementos que constituem um contributo para a identificação de boas práticas no desenvolvimento deste tipo de portal, nomeadamente ao nível da organização e disseminação de informação cartográfica e gráfica.

PALAVRAS-CHAVE: EURO-HEALTHY; Índice de Saúde da População; Multifuncionalidade; Usability (grau de facilidade de uso)


É obrigatório um registo no sistema para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um registo.