XVI CIGeo - Lisboa 2018, XVI Colóquio Ibérico Geografia / XVI Coloquio Iberico Geografia

Tamanho Fonte: 
CATÁLOGO DE EVENTOS HIDRO-GEOMORFOLÓGICOS EM PORTUGAL CONTINENTAL (1865-2015)
Susana Pereira, Alexandre M. Ramos, Luís Rebelo, Ricardo M. Trigo, José Luís Zêzere

Última alteração: 2018-06-01

Resumo


A base de dados Disaster inclui 1969 ocorrências únicas (cheias e movimentos de massa em vertentes) que, independentemente do número de pessoas afetadas geraram mortos, feridos, desaparecidos, evacuados e desalojados em Portugal Continental (1865-2015). As ocorrências estão agrupadas em 130 eventos Disaster, que foram selecionados tendo em conta os seguintes critérios: (i) o evento Disaster tem de incluir um mínimo de 3 ocorrências Disaster; qualquer evento Disaster deve ser delimitado por 3 dias consecutivos sem registo de ocorrências Disaster; e (iii) os eventos Disaster devem ter coerência espacial.

Os objetivos deste trabalho são os seguintes: (i) resumir e caracterizar os eventos Disaster atualizados para o período de 1865-2015; (ii) caracterizar os Tipos de Tempo associados aos eventos Disaster e a presença de Rios Atmosféricos; (iii) apresentar o catálogo nacional de eventos Disaster; e (iv) apresentar exemplos de eventos Disaster com impactos na Península Ibérica.

Todos os eventos Disaster foram caracterizados tendo em conta os seguintes atributos: tipo de evento (e.g. movimentos de massa em vertentes, cheias, cheias rápidas, inundações urbanas); data de início/fim do evento (ano, mês, dia); distritos afetados; Tipo de Tempo dominante do evento desencadeante; presença ou ausência de Rios Atmosféricos; duração em dias; número de ocorrências Disaster; número de mortos, feridos, evacuados, desalojados e total de afetados.

A classificação diária dos Tipos de Tempo, centrada em Portugal foi determinada para o período de 1865-2015, juntamente com a precipitação diária acumulada e a precipitação acumulada do ano climatológico para os percentis de 10, 50, 90 e 95, tendo por base a informação da Reanálise do século XX.

Os eventos Disaster registados no norte e centro de Portugal foram desencadeados maioritariamente por Tipos de Tempo de SW, W, NW e Ciclónico, enquanto no Sul de Portugal os eventos Disaster estão mais associados aos Tipos de Tempo de E e SE. O Tipo de Tempo Ciclónico está largamente associado a sistemas convectivos que podem gerar cheias rápidas e inundações urbanas normalmente responsáveis por um número elevado de mortos e feridos. Os Tipos de Tempo com uma componente de oeste (NW, W, SW) podem estar associados a longos períodos de precipitação que desencadeiam cheias progressivas nos grandes rios e movimentos de vertente nas áreas montanhosas.

O catálogo de eventos Disaster está disponível online (http://www.ceg.ulisboa.pt/forland/) no site do projeto FORLAND - Riscos hidro-geomorfológicos em Portugal: forçadores e aplicações ao ordenamento do território. Este catálogo constitui uma importante fonte histórica e meteorológica na caracterização de eventos de cheias e movimentos de massa em vertentes danosos em Portugal nos últimos 150 anos. Além disso, contribui para a compreensão da força motriz de origem meteorológica na ocorrência de eventos hidro-geomorfológicos em Portugal.



É obrigatório um registo no sistema para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um registo.