Última alteração: 2018-06-06
Resumo
A saúde é um fator importantíssimo para qualquer indivíduo, pois ela influencia na capacidade de trabalho do mesmo. Neste sentido, principalmente, na educação, tem sido evidenciado um crescimento quanto ao número de agravos relacionados à saúde dos professores, sendo frequentemente associados às características e condições de trabalho existentes. A realidade vivida constantemente nas escolas públicas da rede estadual da cidade de Aquidauana-MS, motivou a realização desta pesquisa. O público alvo foram os professores que estão atuando como regente em sala de aula, coordenadores pedagógicos e o Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação – SIMTED de Aquidauana-MS, a fim de apresentar um diagnóstico e propor alternativas de melhoria para o problema identificado. A pesquisa de campo teve como base a aplicação de questionários e entrevistas com questões do tipo fechada, aberta e mistas relacionadas aos sujeitos docentes da educação básica em cada uma das unidades educacionais em que estão lotados, bem como gestores e representantes sindicais. Com isso, identificou-se o perfil sociodemográfico; a formação profissional; a situação funcional; aspectos de valorização profissional; rendimentos e atividades paralelas; contexto familiar; deslocamento para o trabalho; atividades exercidas no ambiente escolar; envolvimento dos pais dos alunos; relacionamento com os alunos; relacionamento com seus pares; gestão escolar e avaliação do docente; fatores que dificultam a atividade de docência; perspectivas e melhorias; filiação a sindicatos; e saúde do profissional. Deseja-se que a partir da identificação dos fatores que estão ligados às condições de trabalho e a saúde do professor, que contribuam direta ou indiretamente para o aumento de doenças já conhecidas como o estresse, problema com a voz, insônia, depressão, aumento de peso, etc., o Sindicato dos Trabalhadores em Educação – SIMTED - desenvolva ações que possam amenizar a fadiga laboral do profissional em educação, tornando assim o ato de ensinar uma profissão prazerosa. Desta forma, espera-se com este trabalho proporcionar um diagnóstico amplo e científico da situação do sujeito docente da Educação Básica estadual da área urbana de Aquidauana e possibilitar que, a partir dele, sejam sugeridas/implementadas políticas públicas que melhorem suas condições de trabalho e contribuam com sua satisfação com o trabalho docente e sua relação com o ensino-aprendizagem.