Última alteração: 2018-06-06
Resumo
O estudo que se apresenta tem como objetivo analisar a forma como as questões relacionadas com a representação de género têm constituído (ou não) uma preocupação para as políticas de educação em Portugal. O V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação (2014-2017) apresenta recomendações importantes no sentido de promover políticas promotoras de igualdade de género em todas as áreas da sociedade portuguesa. A Área Estratégica 1 – Integração da Perspetiva da Igualdade de Género na Administração Pública Central e Local recomenda na sua medida 7 a importância de os organismos públicos adotarem uma “política comunicacional não discriminatória em função do sexo e promotora da igualdade de género “. Tendo por base estas recomendações o estudo realizado analisa os documentos orientadores da educação em Portugal, nomeadamente o “Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória” publicado em 2017 e as Metas Curriculares que orientam os currículos escolares. Utilizando uma metodologia de análise qualitativa (análise de conteúdo descritiva) apresentam-se alguns resultados desta pesquisa salientando o caso da Geografia Escolar. A investigação introduz também uma dimensão comparativa considerando a forma como as mesmas temáticas são abordadas em Espanha. As conclusões preliminares permitem afirmar que as políticas de educação em Portugal (ao contrário do caso espanhol) têm ainda o desafio da igualdade de género por cumprir. Apresentam-se algumas recomendações neste sentido procurando ir de encontro a uma educação explicitamente comprometida com uma representação igualitária de género.