XVI CIGeo - Lisboa 2018, XVI Colóquio Ibérico Geografia / XVI Coloquio Iberico Geografia

Tamanho Fonte: 
AS CIDADES NA TRANSIÇÃO DE SÉCULO. LEITURA COMPARATIVA DO PORTO NO INÍCIO DOS SÉCULO XX E XXI.
José Alberto Rio Fernandes, Jorge Ricardo Ferreira Pinto

Última alteração: 2018-05-27

Resumo


Na Economia como na História, vários autores se referem a períodos de tempo longos marcados sobretudo pela estabilidade e períodos intensos em que ocorrem amplas e intensas alterações. Nesta leitura cíclica, nem sempre se valoriza (como se deve) a dimensão espacial, a qual é essencial, já que, por exemplo, a Revolução Industrial no Reino Unido não ocorre em simultâneo em Portugal, nem os ideais da Revolução Francesa, tendo chegado a Portugal e Espanha pouco depois da ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder, são pouco importantes para explicar o que à época aconteceu na China ou Marrocos.

A apresentação que pretendemos realizar e o artigo a submeter a publicação, partem contudo desta leitura cíclica, que tira partido duma investigação em curso e de dados de natureza económica e histórica, sobretudo, mas para dar conta da profunda alteração no caso concreto da geografia urbana do Porto, em dois momentos diferentes. É o Porto de mudança de século que estará em causa, propondo-se uma leitura que pretende dar conta das principais alterações em dois períodos, no arranque do atual século e do anterior. Consideram-se semelhanças e diferenças, assim como, também, a forma como muita da mudança destes primeiros anos do século XXI resulta da renovação, reutilização ou revalorização do que era visto como novidade no princípio do século passado.

Não se trata de um estudo sobre a evolução histórica de um dado território, o Porto no caso, mas antes da comparação de uma mesma cidade em dois momentos distintos da sua história recente. Por um lado, daremos conta do contexto da época (social e político, sobretudo) considerando a importância de uma atmosfera liberal que valoriza o investimento e o empreendedorismo, ao mesmo tempo que a economia aconselha contenção. Por outro lado, destacar-se-ão as transformações que decorrem das políticas, do planeamento e dos projetos públicos, assim como das abordagens do investimento privado em construções que, há cerca de um século como agora, transformam significativamente a paisagem da cidade.

É obrigatório um registo no sistema para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um registo.