XVI CIGeo - Lisboa 2018, XVI Colóquio Ibérico Geografia / XVI Coloquio Iberico Geografia

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EXCLUSÃO SOCIAL, INTEGRAÇÃO E CIDADANIA: CONTRIBUTO DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NA (IN)JUSTIÇA ESPACIAL
Célia Martins

Última alteração: 2018-06-04

Resumo


A realidade contemporânea portuguesa é caracterizada pela  existência de uma significativa diversidade cultural em território nacional, decorrente do processo imigratório português. Gerir esta diversidade assume-se como um dos principais desafios na atualidade, uma vez que parte das comunidades imigrantes e seus descendentes vivenciam situações de exclusão social, associadas a uma diferenciação espacial na ocupação do território – segregação das populações alvo de exclusão social. Como resposta a este desafio, políticas e práticas de domínios variados têm vindo a ser implementadas, nomeadamente ao nível da educação. Decorrentes das orientações da política no domínio da educação, as iniciativas de educação não formal, em particular, constituem-se como importante campo de investigação, no sentido de se perceber o seu contributo para a promoção da integração/inclusão e exercício de cidadania. No entanto, a sistematização de entidades, atores, parcerias e projetos exemplos de práticas de educação não formal não está ainda suficientemente compilada e difundida pelos domínios académico, político e esfera pública. Assume-se como objetivo central desta comunicação/artigo a caracterização de um território de base local/comunitária de prática de educação não formal e integração de população imigrante e seus descendentes. Mais concretamente, procurar-se-á: i) partir de breve discussão do quadro conceptual considerado que incluí os conceitos de exclusão social, diferenciação espacial, educação não formal, integração e cidadania; ii) caracterizar o perfil socioeconómico de um território com registo de concentração de populações imigrantes e descendentes de imigrantes socialmente excluídas e em que ocorram iniciativas de educação não formal; iii) e  sistematizar o conjunto práticas de educação não formal, existentes nesse território, promotoras da integração/inclusão desta população e exercício de cidadania. Como principais resultados espera-se ser possível reconhecer a relação dialética entre os conceitos de exclusão social, educação não formal e cidadania consubstanciada numa dimensão de (in) justiça espacial/territorial.

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