XVI CIGeo - Lisboa 2018, XVI Colóquio Ibérico Geografia / XVI Coloquio Iberico Geografia

Tamanho Fonte: 
A PARTICIPAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS POLÍTICOS PELOS UMBANDISTAS NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: VISIBILIDADE, RECONHECIMENTO E REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA
marcelo alonso morais

Última alteração: 2018-05-29

Resumo


RESUMO

No Município do Rio de Janeiro, a crescente intolerância religiosa, a dificuldade de acesso aos espaços públicos e de manutenção dos espaços privados, além da necessidade de adaptação das religiões à Constituição Brasileira, vem levando grupos umbandistas a participar e/ou construir espaços políticos e, consequentemente, agendas públicas que levem em conta as demandas materiais e imateriais das populações envolvidas, criando, assim, condições espaciais que possibilitem visibilidade e efetividade de decisões num contexto democrático. Sendo assim, o artigo procura trazer à baila uma reflexão sobre como os espaços políticos fazem parte das estratégias dos grupos umbandistas no exercício da cidadania na cidade do Rio de Janeiro.

PALAVRAS-CHAVE

Espaço – Política - Religião - Cidadania.

BIBLIOGRAFIA

AZEVEDO, D. A. A democracia participativa como um sofisma: uma interpretação geográfica da democracia. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro/PPGG, 2016.

 

CASTRO, I. E. Geografia e Política: território, escalas de ação e instituições. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

 

CASTRO, I. E. O espaço político: limites e possibilidades do conceito. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C.; CORRÊA, R. L. Olhares geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

 

CASTRO, I. E. Os espaços políticos da democracia. Uma contribuição da geografia política ao debate e à análise do mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro/GEOPPOL, inédito, 2017.

 

CASTRO, I. E.; RODRIGUES, J. e RIBEIRO, R. W.  Espaços de democracia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

 

GOMES, P. C. C. O lugar do olhar: elementos para uma geografia da visibilidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

 

MACHADO FILHO, G. F.  Espaços da política: a relação entre o espaço político das assembleias e o espaço político das ruas no contexto das manifestações políticas brasileiras contemporâneas. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro/PPGG, 2017.

 

MORAIS, M. A. Espaços da religião na cidade do Rio de Janeiro: conflitos e estratégias nas práticas umbandistas. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro/PPGG, 2017.

SILVA, A. C. P. Gestão Territorial em Regiões Metropolitanas: agendas necessárias para uma governança cooperativa e coparticipativa – o exemplo do Rio de Janeiro. In: SILVA, A. C. P. (Org.). Geografia Política, geopolítica e gestão do território: racionalidades para a pesquisa em múltiplas escalas: contribuições do I CONGEO para a pesquisa geográfica no Brasil. Rio de Janeiro: Gamma, 2016.

 

YOUNG, I. M. Inclusion and Democracy. Oxford: Oxford University Press, 2010.


É obrigatório um registo no sistema para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um registo.