Última alteração: 2018-05-28
Resumo
A cidadania na infância tem no espaço urbano um lugar restrito. Por isso, é necessário compreender as interações sociais no espaço ocupado e no lugar vivido, que emana emoções e gera sensação de pertencimento; e compreender a criança como ator social, que reflete e posiciona-se frente às questões do cotidiano. As crianças que possuem oportunidade de brincar fora de casa apresentam maior frequência de interações, diversidade no comportamento de exploração do espaço físico, senso de responsabilidade e de cuidado com o ambiente físico. Na Praça Willy Barth, localizada no Muicípio de Toledo-PR, encontra-se o Marco Zero, área de lazer, árvores nativas, espaços para convivência e por estar localizada entre a Rua Sete de Setembro e o Largo São Vicente de Paulo, no centro da cidade, é um local de intenso movimento de pessoas durante o dia devido ao comércio, escolas e serviços oferecidos no entorno. Dessa forma, questiona-se: Como a Praça Willy Barth insere as crianças no contexto urbano do Município de Toledo-PR? O objetivo geral da pesquisa é compreender a participação das crianças no espaço social de convivência, em específico no playground, na Praça Willy Barth, localizada no Município de Toledo-PR. Propõe-se como objetivos específicos: desenvolver referencial teórico sobre o tema; verificar a funcionalidade do playground e a forma como a Praça Willy Barth se estrutura com a malha urbana na cidade; e por fim, analisar os indicadores, na Praça Willy Barth, que buscam atender aos interesses e necessidades das crianças no âmbito do direito à cidade. No sentido do tratamento do Desenho Urbano, Shirvani (1985) propõe uma categorização que dá margem para definição de critérios de qualidade setoriais; e o método para analisar os indicadores na Praça Willy Barth corresponde ao iCam – Índice de Caminhabilidade (ITDP Brasil, 2016). Os resultados da pesquisa apresentaram que a Praça Willy Barth não atende à demanda das necessidades e inserção das crianças no contexto urbano, o que pressupõe a elaboração de propostas e novas políticas públicas relacionadas à inserção das crianças no espaço urbano.
Palavras-chave: Cidadania; crianças; espaço urbano; interação social; planejamento urbano
Bibliografia
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ITDP - Instituto De Políticas De Transporte e Desenvolvimento. (2016). Índice de Caminhabilidade. Ferramenta. Versão 2.0. ITDP Brasil.
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Sarmento, M. J. (2017). Nota sobre a criança e a cidade. Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”. Campus de Presidente Prudente. (Artigo em actas de congresso). http://www2.fct.unesp.br/simposios/sociologiainfancia/T5%20Nota%20sobre%20a%20crian%E7a%20e%20a%20cidade.pdf (acedido a 11 de Março de 2007).
Shirvani, H. (1985). The Urban Design Process. Van Nostrand Reinhold, Nova Iorque.