XVI CIGeo - Lisboa 2018, XVI Colóquio Ibérico Geografia / XVI Coloquio Iberico Geografia

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Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão- UEMASUL
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Última alteração: 2018-06-12

Resumo


Neste estudo, objetiva- se analisar a reestruturação das infraestruturas técnicas, que, foram criadas e requalificadas para atender a circulação da atividade produtiva de papel e celulose no Estado do Maranhão, a partir da implantação da unidade fabril da Suzano papel e Celulose no município de Imperatriz, analisando de forma particular a evolução das rodovias e ferrovias que cortam o Estado. Esta pesquisa parte do pressuposto de que os transportes, por possuírem uma importante função na economia, tem a capacidade de direcionar as ações do comércio. E devido à expansão dos modais de transportes no Brasil, mais especificamente no Estado do Maranhão, alguns setores foram beneficiados com a maior possibilidade de circulação e escoamento das matérias produzidas, como no caso de Fábrica de papel e celulose instalada em Imperatriz. Os resultados obtidos no processo da pesquisa, buscam apresentar, como foi dado o processo evolutivo dos transportes, por meio de mapas e referenciais teóricos que embasam o desenvolvimento do estudo aqui descrito. Foram desenvolvidos mapas que mostram as evoluções tanto rodoviária, quanto ferroviária em um espaço de tempo de 70 anos, analisando cada década presente nos mapas e destacando as mudanças mais importantes presentes neles, destacando também suas relações com a indústria de celulose, além do impacto econômico que tais mudanças promoveram. Portanto, é possível concluir, que o sistema viário do Estado do Maranhão atualmente é representado por 55.319 km de rodovias, sendo que somente 12,3% são pavimentadas, já as rodovias municipais correspondem a 80,22% que não são pavimentadas, enquanto as estaduais correspondem a 13,58% e as federais a 6,2%. Os 1.367 km de ferrovias são divididos entre a Estrada de ferro Carajás - São Luís (685 km), e a Estrada de ferro Norte-Sul com 226 km. Os resultados obtidos até o momento, levam a concluir que, o desenvolvimento rodoviário aconteceu de forma acelerada quando comparado com desenvolvimento ferroviário, que, permeia por décadas, a envolve pouquíssimos desenvolvimentos ao longo da história, porém, com os resultados obtidos, também foi possível perceber também, que, a ferrovias contribuem grandemente para a movimentação de grandes quantidades de materiais produzidos no interior do maranhão.

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