Tamanho Fonte:
COESÃO TERRITORIAL EM PORTUGAL - O CONTRIBUTO DOS EQUIPAMENTOS EDUCATIVOS NO PERÍODO 2007-2013
Última alteração: 2018-06-14
Resumo
O trabalho que se apresenta surge com o objetivo de reforçar os resultados obtidos na elaboração de um relatório de estágio com o mesmo título, que visa a obtenção do grau de mestre. Assim, este, visa verificar o contributo dos equipamentos educativos para a Coesão Territorial em território Nacional continental no período do QREN, compreendido entre 2007 e 2013, sendo um período de forte investimento em infraestruturas educativas e de reorganização do parque escolar. Na inexistência de qualquer mapeamento visual relativo a este investimento e reorganização, surge espaço para que o mesmo seja efetuado. Partindo desse objetivo geral, tomaram-se objetivos concretos de desenvolvimento: recolher e tratar informação relativa à implementação dos PO, no que diz respeito à construção, remodelação, ampliação de equipamentos escolares; Identificar os projetos relativos a equipamentos escolares por tipologia, localização e investimento; Distinguir a distribuição geográfica dos equipamentos intervencionados dos restantes; Discutir e diagnosticar as desigualdades na distribuição dos equipamentos intervencionados, no sentido de avaliar o desajuste entre a necessidade e a oferta. Duas partes foram essenciais para o desenvolvimento do trabalho: em primeiro lugar, uma contextualização teórica e histórica da política de coesão, da coesão territorial e dos serviços de interesse geral; numa segunda parte, procede-se ao mapeamento. A análise demonstra a existência de uma adequação do investimento e da rede ao território, garantindo-se uma intervenção de acordo com as realidades territoriais. Ainda que tenham sido encerrados números elevados de equipamentos, o acesso a estes, mantém-se adequado. Verificou-se, ainda, que o maior investimento foi efetuado em centros educativos.
É obrigatório um registo no sistema para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um registo.